APRESENTAÇÃO



            A decisão de escrever o presente livro foi tomada há algum tempo atrás.
          Admito que não foi nada fácil tomá-la devido a imensa responsabilidade de tratar de um assunto ou de um personagem que envolve tanta profundidade e significado.
            O que me move nessa iniciativa é o desejo maior de poder transmitir o que passou a formar parte de minha convicção a partir de todas as experiências vivenciadas no decorrer de minha vida e até os dias de hoje.
            Entre os meus 17 e 18 anos iniciei minha atuação social a partir da questão religiosa.
            Minha intenção era poder servir aos propósitos de Deus numa vida de missão e entrega que começou em grupos de jovens, passando pela experiência de me tornar missionário leigo e da vivência em comunidade na favela do morro do Bom Jesus em Caruaru.
            O que se apresentava inicialmente como espaço de exercício da solidariedade, da fraternidade e do assistencialismo para com aqueles mais carentes, foi se transformando numa consciência crítica sobre a realidade do mundo e das coisas e uma interpretação diferente da tradicional, sobre o que Deus espera de nós.
            No processo de transformação e de formação da consciência crítica tiveram grande influência as descobertas (a partir de livros, textos de estudo e do diálogo com várias pessoas) sobre a Teologia da Libertação e da Opção Preferencial pelos Pobres, vivenciada nas Comunidades Eclesiais de Base e na Pastoral de Juventude do Meio Popular que veio a ser meu primeiro espaço de formação teórica.
            Dos vários livros e textos que tive a oportunidade de ler e estudar, dois me chamavam mais particularmente a atenção: a Atuação Política de Jesus, de Clodovis Boff e a Prática Libertadora de Jesus, do frei Carlos Mesters.
            A partir de então, já não era mais possível querer ser cristão sem viver essa consciência crítica que nos impulsiona a tomar atitudes diferenciadas, que exige de nós uma prática sintonizada com a pregação, que estabelece como condição indispensável o ser capaz de assumir o lado de Jesus diante das injustiças e das demais questões que agridem e prejudicam a existência humana.
            O título do presente trabalho “Atuação Política e Libertadora de Jesus Cristo” é de certa forma uma junção do conteúdo dos autores mencionados (no que reproduzo grande parte de ambos os textos citados), adicionado de mais alguns estudos realizados, más é, sobretudo, uma reflexão que vai além da questão religiosa e trata tão somente do ser cristão.
Não se trata de entrar na polêmica de um Jesus santo ou humano, nem tampouco de fundamentar argumentos religiosos ou de disputa de religiões, até porque Jesus estava em seu tempo e continua hoje, acima de qualquer conflito religioso.
O centro da presente reflexão é Jesus, sua mensagem e sua prática.
            De certa forma traz também a compreensão que tenho hoje do que significa ser cristão, na essência do que foi o testemunho vivo de Jesus Cristo.
            Em muitos momentos estabeleço comparativos da época de Jesus com o tempo presente, a realidade que vivenciamos, no intuito de que sirva de reflexão para os que se intitulam cristãos e para os que ainda não conhecem a mensagem.
            Se o conteúdo explicitado aqui servir de reflexão, de debate e de estudo, parte de meus propósitos e da missão de transmitir conhecimentos estarão cumpridos.
            No entanto, se o presente conteúdo for útil para que pessoas se transformem, para que novas consciências se formem, então, o principal objetivo estará cumprido, o de estimular e incentivar a outros a assumirem sua parcela de contribuição na construção de um mundo melhor e, de ser autenticamente cristão.                                              
                                                                       O autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário